segunda-feira, 2 de junho de 2008

A BÍBLIA E A ARQUEOLOGIA

1. Texto principal: - "E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir." Jeremias 1:12.

2. Textos e comentários de apoio.

2.1 Durante séculos, homens considerados de ciência, negaram a autenticidade da Bíblia e a sua inspiração divina. Voltaire (1694-1778) foi um desses expoentes da incredulidade: “Li algumas páginas da Bíblia. Sinceramente, este livro não é para o nosso tempo. Foram necessários doze homens para propagar por toda a parte o cristianismo, o erro cristocêntrico. Provarei, eu só, sou suficiente para apagar esse erro. Nos próximos cem anos, a Bíblia será um almanaque caduco.”

Voltaire no momento da morte, gritava para os que o rodeavam: “Não há aqui ninguém que me fale da vida depois da morte?”

2.2 Muitos eruditos negaram que o livro de Isaías entre outros, tivesse sido escrito antes de Jesus Cristo. Na Primavera de 1947, quando dois jovens beduínos guardavam um rebanho de cabras junto às grutas de Qunram. Um dos animais afastou-se dos restantes. Os jovens pastores dando-se conta do ocorrido, iniciaram a procura e não muito distante viram a cabra, como é conhecido são animais que gostam de subir aos rochedos em busca de alguma erva mais fresca. Atiraram algumas pedras na tentativa de a fazer voltar. Notam que uma das pedras provoca um ruído estranho e aproximam-se encontraram algumas grutas, na curiosidade própria da sua juventude, aventuram-se entrando naqueles espaços, depararam-se com dezenas de potes de argila, cheios de manuscritos.

Alguns destes manuscritos foram queimados, outros vendidos a turistas, mas alguns foram analisados pelos professores Sukenik, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que descobriu não só o livro de Isaías, como a maior parte dos livros que formam o Cânon Judaico. Estes manuscritos foram escritos entre o 3° e o 1° século antes de Cristo.

2.3 A ordem de Deus foi obedecida, para preservar os Seus Escritos: - "Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma estas Escrituras, este auto de compra, tanto a selada, como a aberta, e coloca-as num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias." Jer. 32:14.

Depois disto houve ainda alguns estudiosos, tais como, Ewald, Kuenen e Wellhausen, que afirmavam que a escritura não foi inventada antes do século 6° a.C. A História e a arqueologia, nos últimos tempos, confirmaram justamente o contrário. Foram descobertos na Fenícia e na Palestina, caracteres alfabéticos, com origem no século 18 a.C. O primeiro Abecedário foi descoberto em Ras Schamara, na Síria (todos os livros de Arqueologia Bíblica trazem fotografias destes documentos).

2.4 Não há dúvida de que a ordem dada por Deus a Moisés (primeiro escritor bíblico), foi cumprida: - "Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus." Êxodo 17:14 (Moisés sabia ler e escrever).

2.5 Mesmo as pessoas de condição modesta aprendiam a ler e a escrever: - "Tomou preso a um moço dos homens de Sucote, e lhe fez perguntas; o qual lhe deu por escrito os nomes dos príncipes de Sucote, e dos seus anciãos, setenta e sete homens." Juízes 8:14 (esta passagem foi escrita no século 13 a.C.).

2.6 Moisés depois de ter matado o egípcio, fugiu para o Sinai: Êxodo 2:11-15. (o conhecimento da egiptologia é geral). Moisés cresceu como príncipe no palácio do Faraó, é óbvio que tinha conheciemntos de escrita.

Léon Benveniste, um especialista em línguas semíticas, no seu famoso livro “L’alphabet est né au Sinaï” (O Alfabeto nasceu no Sinai). Defende que a origem do alfabeto, é no Sinai. Realmente foi aqui que Deus se encontrou com Moisés.

2.7 Por outro lado, o sogro de Moisés, de nome Getro, era sacerdote em Midian, no Sinai, ora o sacerdote (Êxodo 18:1 - "ORA Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito." ), era o que lia, era o especialista na leitura dos textos. Tudo indica, portanto, que a escritura neste tempo era já bem conhecida.

3. O poder da Palavra de Deus.

3.1 Como criou Deus os céus? - "Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. ... Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu." Salmo 33:6,9.

3.2 Há homens que voluntariamente querem ignorar o poder de Deus e a Sua existência? - "Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio." II S. Pedro 3:5,6.

3.3 Outros procuram impedir que a verdadeira Palavra de Deus penetre os corações, porque ela é a semente do reino de Deus: - "Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus. E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo. E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam. E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição. E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança." Lucas 8:11-15

3.4 Realmente ela, a Palavra de Deus, tem poder para transformar: Salmo 119:9 - "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua Palavra."

3.5 Podemos nós dizer como o centurião? - "E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar." Mateus 8:8.

3.6 Que Deus nos dê sabedoria intelectual e discernimento espiritaul: - "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." São Tiago 1:22

Pensamento: “ A Bíblia é fogo que consome, martelo que esmiúça, luz que revela, verdade que ilumina e espada que penetra.” Martinho Lutero

Sem comentários: