segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MADEIRA DE GOFFER E BETUME

“Faze para ti uma arca da madeira de Gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Génesis 6:14 (ver Génesis 6 a 9)
“Conforme a tradição bíblica, Deus decidiu destruir o mundo por causa da perversidade humana, mas poupou Noé, o único homem justo da Terra em sua geração, mandando-lhe construir uma arca para salvar sua família e representantes de todos os animais e aves. A certa altura, Deus interrompeu o Dilúvio, fazendo as águas recuarem e as terras secarem. A história termina com um pacto entre Deus e Noé, assim como com sua descendência.” Ver
Deus é um espantoso cientista de materiais. Ele notabiliza-Se também em engenharia arquitónica. O texto acima é apenas um mero extrato das de Deus a Noé sobre o que usar para fazer a arca onde ele e a sua família (e, esperava-se, outros passageiros) e animais pudessem escapar ao Dilúvio. Vamos pensar, por um momento, sobre o que Deus providenciou para a construção.
Madeira de Gofer – o que é isso? Boa pergunta. Não existe hoje nenhuma árvore que se chame madeira de Gofer. Como não sabemos onde Noé vivia originalmente, não podemos lá ir e ver o que existe. E mesmo que soubéssemos onde é que Noé fez a construção, não sabemos de onde poderia ter vindo a madeira ou como a ecologia da zona de construção poderá ter mudado desde o Dilúvio. O Clark ´s Commentary on the Bible (Comentário Bíblico de Clarke) sugere que a madeira poderia ser de cipreste, uma vez que essa árvore era abundante à volta de um provável Monte Ararat. Mas, também isso é apenas uma cojetura. O que sabemos, realmente, é que as especificações para a madeira devem ter sido espectaculares. Pense num barco de madeira a conseguir aguentar-se através de um dilúvio catastrófico, sem que os lados fossem amolgados pelas forças externas.
Temos exemplos de madeiras fortes e duráveis muito resistentes à quebra. A nogueira-amarga é excelente. Os cabos das ferramentas são feitos de nogueira-amarga porque ela é dura. A madeira-de-teca é muito rija e muito resistente ao apodrecimento e à água, tornando-a numa excelente candidata à construção da arca. As madeiras de acácia e de locust também são uma possibilidade, devido à construção da arca. A madeira é um material de construção fantástico porque é leve e forte. Qualquer que tenha sido a madeira com que se construiu a arca de 137 metros de comprimento, deve ter sido durável e bem preparada, para sobreviver às batidas daquela que deve ter sido a mãe de todas as tempestades.
Betume é a palavra bíblica usada para significar asfalto. É um hidrocarboneto preto, muito viscoso, que escoa lentamente do solo em vários locais. À volta do Mar Morto, são comuns os afloramentos da rocha negra, e a rachas nas rochas subjacentes ao Mar Morto permitem que o betume produza,
Mosteiro de Khor Virap,
Arménia, à sombra do Monte Ararate,
onde a Arca de Noé supostamente encalhou após o Dilúvio.
periodicamente, massas de asfalto flutuante. Quando é aquecido, o betume produza, periodicamente, massas de asfalto flutuante. Devido às suas qualidades de aderência, as pessoas dos tempos bíblicos usavam-no como coberto com betume para o tornar à prova de água. A arca de Noé tinha uma camada de betume por dentro e outra por fora para selar as juntas e evitar a entrada de água.
Que Deus, para providenciar todos estes materiais necessários.
Criador da madeira forte e do betume protector, fortalece-me para as tempestades vindouras e sela o meu compromisso para obedecer à Tua Palavra.
Dr. David A. Steen
preparado por José Carlos Costa




9 comentários:

Marco disse...

A palavra hebraica para betume não significaria também "resina" - resina vegetal? Essa tradução parece estar mais de acordo com o ambiente pré-diluviano, a menos que se formule um modelo explicativo satisfatório para a formação de betume sob condições de clima, relevo e atividades tectônicas bem diversas das atuais.

FRANCISCO OLIVEIRA disse...

Me ajudou muito

amanda disse...

gostei Deus abençoe..!!!

wellington faria disse...

Em meio todas as informações, mais a madeira de gofer que foi construída a arca de Noé, a princípio só temos hipótese.
Ok
?

Orlando Monte Santo disse...

Otimo comentario bem racional

Unknown disse...

Eu vejo o termo usado gofer pelo o Senhor Deus, uns dos mistérios Dele.

Francisco Cezar disse...

Eu vejo o termo usado gofer pelo o Senhor Deus, uns dos mistérios Dele.

Wallace Santos disse...

Muito bom me ajudou bastante

Wallace Santos disse...

Muito bom me ajudou bastante