domingo, 28 de dezembro de 2008

HAVERÁ CASAMENTO NA NOVA TERRA?

Como Jesus respondeu à pergunta dos saduceus a respeito do casamento no mundo por vir?
Mat. 22:23-30; "No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. Depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram? Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu."

Entre os erros dos saduceus, eles não criam no poder do Espírito de Deus agindo nos negócios humanos. Em seu cepticismo, negavam a existência dos anjos, a ressurreição e a vida eterna. Assim, pensando em embaraçar Jesus, fizeram uma pergunta especulativa a respeito das consequências da lei do levirato (Deut. 25:5 e 6) sobre a ressurreição.

Mas, para Jesus, o grande problema era que eles não conheciam o poder de Deus ou Sua Palavra. Eles "esqueciam que um Deus poderoso a ponto de ressuscitar os mortos também tinha a sabedoria e o poder de estabelecer uma nova ordem perfeita de sociedade na perfeita Nova Terra. Além disso, todos os salvos estarão satisfeitos e felizes com a nova e gloriosa ordem de coisas, mesmo que não possam compreender plenamente nesta vida o que o futuro trará. ... Evidentemente, não haverá necessidade de casamento, porque uma nova ordem de vida prevalecerá". – SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 483.

De acordo com Jesus, então, na vida futura, o casamento, como o conhecemos, não continuará. Existe muito que ainda não sabemos. Durante os primeiros dias da Igreja Adventista, alguns estavam tão preocupados com esse assunto que Ellen White sentiu-se compelida a escrever: "Os obreiros de Deus não devem gastar tempo especulando quanto às condições que hão de reinar na Nova Terra. É presunção ocupar-se com suposições e teorias relativamente a assuntos que o Senhor não revelou. Ele tem tomado todas as providências para nossa felicidade na vida futura, e não nos compete especular quanto a Seus planos a nosso respeito. Nem devemos calcular as condições da vida futura pelas desta vida." – Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, pág. 314.

Sem comentários: