domingo, 21 de setembro de 2014

Stephen Hawking Voltou a Descartar a Possibilidade de Existência de Deus

PÚBLICO 21/09/2014 - 19:55
Stephen Hawking voltou a descartar a possibilidade de existência de Deus, numa entrevista ao diário espanhol El Mundo
Com esclerose lateral amiotrófica, Hawking é dos mais notáveis pensadores da actualidade PHILIP MYNOTT

A posição, clara e sem margem para dúvidas, foi dada na entrevista que o jornal espanhol El Mundo publica este domingo. Nela, o cientista britânico voltou a descartar a possibilidade de Deus ser o criador do Universo, ao contrário do que aparentemente chegara a defender. “No passado, antes de entendermos a Ciência, era lógico crer que Deus criou o Universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. O que quis dizer quando disse que conheceríamos a ´mente de Deus’ era que compreenderíamos tudo aquilo de que Deus seria capaz se existisse. Mas não há nenhum Deus”.  (rsrssr sou eu a rir)

De resto, o autor do célebre Breve História do Tempo, sobre os limites do nosso conhecimento da astrofísica, da natureza do tempo e do Universo, mostra-se dono de uma “fé inquebrantável” (negrito nosso) no poder da Ciência para desvendar os mistérios do Universo. “Creio que conseguiremos entender a origem da estrutura do universo. Aliás, estamos perto de conseguir este objectivo. Na minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana”, declarou. (rsrssr sou eu a rir)

Nesta entrevista - dada numa altura em que Stephen Hawking viajou até à ilha de Tenerife, nas Canárias, para participar num congresso de seis dias dedicado à astronomia – houve lugar a perguntas sobre a pertinência do investimento de verbas tão avultadas no envio de astronautas ao espaço. Hawking disse não ter dúvidas: “A exploração espacial impulsionou e continuará a impulsionar grandes avanços científicos e tecnológicos”. E poderá, de resto, representar um seguro de vida para a espécie humana, ou seja, “poderá evitar o desaparecimento da Humanidade graças à colonização de outros planetas”. (pois é o Sr. Wawking não necessitaria de tanta fé se lesse João 14:1-3).

Questionado quanto aos cortes no financiamento à investigação científica, a que Espanha - mas também Portugal - tem assistido, o astrofísico sublinhou que Espanha “precisa de licenciados com formação científica para garantir o seu desenvolvimento económico”.

“Não se pode incentivar os jovens a seguir carreiras científicas com cortes no campo da investigação”, insistiu. (rsrssr sou eu a rir)

Pensamento pessoal:
O professor Stephen Hawking volta e meia 
surpreende com declarações renegando 
outras declarações dele mesmo.
Brilhante matemático, o astrofísico conhecido 
mundialmente agora passa por uma fase de descrença: 
Deus é para gente que tem medo do escuro. 
Mas nem sempre foi assim. 
Na foto, ele recebe uma bênção do Papa Bento XVI.

O homem não pode diminuir a glória de Deus, recusando-se a adorá-Lo, assim como um louco não pode apagar o sol rabiscando a palavra escuridão na parede da sua cela.
A verdade porém, é que há pessoas que conseguem chamar a atenção de jornalistas, cientistas e são referência para uma manda de gente!
As mais recentes declarações do professor Hawking dão conta que a criação do Universo dispensaria Deus, bastando-lhe as quatro forças presentes na grande explosão ou big bang. 

Mas ai esta o problema. Para fazer uma grão de areia explodir e gerar triliões de estrelas, a Terra, o sol, a lua e tudo quanto existe, as quatro forças teriam que preexistir ao universo. Dito de outro modo, teriam essas forças que vir do nada. Mas do nada nada vem! Portanto, a teoria do Big Bang depende de um milagre. Depende de existirem quatro forças antes de qualquer força existir

Einstein cria profundamente em Deus. Admirava o filósofo Spinoza, a quem creditava ter compreendido Deus. Não aceitava a física quântica, fundada em cálculos probabilísticos: Deus não joga dados! - disse a um físico quântico. Pare de dizer a Deus o que ele deve fazer - ouviu como resposta. Esse debate o criador da Teoria da Relatividade perdeu, pois a física quântica hoje é, sem dúvida nenhuma, o ramo de maior credibilidade da Física. E no entanto, desde Max Plank, os físicos sabem que a física dos quanta funciona, como funciona, porem permanece um mistério insondável a realidade dessas partículas.

Se assim sucede com o microcosmo, quanto mais dificuldade há em compreender a causa de todas as causas. Newton e Leibniz, ambos génios de primeira grandeza, matemáticos que descobriram o cálculo diferencial ao mesmo tempo, não compreendiam a ciência sem Deus. Isaac Newton ficava perplexo com a harmonia da obra do relojoeiro universal. Quanto ao professor Hawking, ele mesmo já é fruto de um milagre, pois vive há mais de 50 anos com a esclerose lateral amiotrófica, uma moléstia que leva a morte os portadores num período de três a cinco anos após o diagnóstico.
Se eu pudesse falar com o professor Hawking, diria isto: “A maior tentação provinda do inferno é a de viver sem Criador”

José Carlos Costa, Pastor

Sem comentários: