“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o
arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas
alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com
fogo.” Mateus 3:11
Com o preço do ouro e da prata a subir continuamente, os
pretendentes a garimpeiros tentam arranjar formas de enriquecer. Ao fazer prospecção
em leitos de rios e em depósitos de sedimentos, encontram, por vezes, pequenas
quantidades de ouro e prata que se podem, depois, transformar em pequenos
botões ou lingotes de metal – refinação primária. A refinação secundária tem a
ver com retirar ouro de jóias velhas, de electrodomésticos, de dentes de outro
e de outras coisas que se acumulam nas gavetas de tralha das pessoas.
Refinar é uma arte complexa, com demasiados passos para se
especificar aqui. A maior parte, contudo, envolve purificar e concentrar os
preciosos metais com banhos ácidos e chamas a elevadas temperaturas que
dissolvem os metais-base, deixando o ouro e a prata.
Muito semelhante à forma como os metais-base e as impurezas
não podem coexistir com os metais preciosos quando levados a altas
temperaturas, o pecado não coexiste na presença de Deus (aí se encontra a causa
do ateísmo especulativo). O Seu brilho – o Seu fogo – consome o pecado instantaneamente.
Malaquias 3:2 diz que Ele é como o fogo de ourives, i.e., um fogo muito quente.
A prata derrete a 961,8º C e o ouro a 1064,2º C. Zacarias 13:9 declara: “E a
purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro”. E Hebreus
12:29 recorda-nos de que “o nosso Deus é um fogo consumidor”.
Agora, isto faz-me pensar. Será que foi, de alguma forma,
simbólico que Sadraque, Mesaque e Abedenego fossem para fornalha, na companhia
de Deus e, no entanto, não se tivessem queimado? Eles estavam ali, na presença
de Deus, e não foram consumidos.
O fogo de Nabucodonosor pode ter sido apenas incidental. Como
eles eram fiéis a tanta tenacidade. Se o pecado vais ser automaticamente
destruído pela presença de Deus, então é apenas lógico que o que quer que
esteja agarrado ao pecado seja erradicado também. Foi por isso que Jesus
avisou: “Se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe
de ti: melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos,
ou dois pés, seres lançado no fogo eterno” (Mat. 18:8). Claro que Jesus não
estava a recomendar a amputação, mas estava a usar a mensagem para enfatizar a
importância da separação do pecado.
Meu Senhor e
Refinador, põe-me num banho ácido de testes e chamas diárias, se isso for
necessário par que me purifique. Seja o que for, prepara-me para os testes que
se seguem.
Dr. David A. Steen
Preparado e
acrescentos de José Carlos Costa
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