quinta-feira, 10 de julho de 2014

O CASO DOS OVOS FALSOS

“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20
Esta história é complexa, por isso tem de se concentrar. Existem, em todo o mundo, cerca de 500 espécies diferentes de plantas de maracujá. Algumas crescem como se fossem ervas, outras são arbustos, mas a maioria são trepadeiras com grandes com grandes flores muito bonitas de onde cresce um fruto do qual se faz um sumo tropical muito agradável. As folhas das trepadeiras de maracujá produzem variadíssimas, interessantes e complexos químicos como favonoides, alcalóides, flavonas e até mesmo alguns glicosídeos venenosos. Aparentemente, o veneno mortal protege as folhas de serem comidas por insectos herbívoros. Mas, algumas espécies de larvas de borboletas longiwing (Heliconius) conseguem ultrapassar a defesa da planta neutralizando o veneno – ou talvez o possam armazenar para sua própria protecção.
Agora é que o enredo se adensa, portanto preste atenção. Não só os adultos da borboleta longwing evitam o veneno das folhas tóxicas, como os adultos põem os seus ovos (num invólucro com pezinhos) nas folhas das trepadeiras. Mas, além de comerem as folhas, as larvas das borboletas são canibalescas. As primeiras a
sair dos ovos tentam comer os ovos que estão por eclodir. E é aqui que a trepadeira de maracujá entra na luta. A trepadeira de maracujá tem um código genético que produz pequenos invólucros que servem de isco (ovos falsos) nas suas folhas. As borboletas longwing passam por alto as folhas que parecem já ter sido povoadas com invólucros de ovos. Mais ainda, os ovos falsos são, na realidade, glândulas da planta que segregam um químico que atrai as vespas que comem larvas de longwing. Como pode ver, a planta tem duas linhas de defesa contra aquilo que a incomoda: recrutar as vespas para matarem o que come as suas folhas e enganar as borboletas fazendo-as pensar que o território já está ocupado.

Isto parece complicado, não acha? Será que o grande enganador está envolvido nisto, de alguma maneira? Talvez. O que eu sei, realmente, é que quero que a minha vida seja autêntica e transparente. Não quero enganar ninguém.

Sem comentários: