quarta-feira, 23 de julho de 2014

HÁ DOR POR TODO O LADO, SOFRIMENTO E DISCÓRDIA

"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Eclesiastes 12 : 14)
Uma das lições mais duras que tive de aprender é que a vida, pura e simplesmente, não é justa. Coisas más acontecem a pessoas boas. Coisas boas acontecem a pessoas más. E coisas horríveis, inexplicavelmente, abatem-se sobre as crianças mais pequenas, mais fracas, e mais inocentes. E o que fizeram elas para merecer isso? Não é justo!
Especialmente quando dirigidos a bebés e crianças muito pequenas, matar, abuso sexual, abuso físico, abuso emocional e negligência são a prova mais forte de que o mal existe no nosso Planeta. Que maior demonstração poderia haver de que Satanás odeia o que Deus ama e está a usar todos os meios possíveis para matar, estropiar e marcar emocionalmente para toda a vida, perpetuando a dor e destruição geração após geração? O meu coração de pai enche-se de justa indignação e grita: Chega! Para!
Conheci pessoas trabalhadoras, bondosas, honestas, tementes a Deus, que viverem durante décadas numa comunidade. Servindo desinteressadamente os outros, dão do seu tempo e recursos para construir a comunidade. Depois, acontece o desastre. Cheias, um tornado, talvez um deslizamento de terras. Ao princípio sentem-se abençoadas por terem sobrevivido e louvam o Senhor por ter tomado conta delas. Mas estão agora sem nada e tiveram de começar do zero. Isto é justo?
Conheci muitas famílias que perderam bebés, crianças, mães, pais, que sucumbiram à devastação do cancro. Demasiado jovem para morrer. No vigor da vida. Apagados! Que injusto!
Conheci demasiados trabalhadores dedicados, em instituições, firmas e outras organizações que foram despedidos por chefes demasiado controladores, inseguros e incompetentes. Todas as razões das queixas foram cuidadosamente consideradas para evitar uma falha da justiça – mas sem sucesso. Essas pessoas perderam o seu trabalho, a sua dignidade, o seu valor próprio e a sua pensão. Ocasionalmente, esses chefes são promovidos, mostrando que coisas boas também acontecem a pessoas más. A vida é justa.
O meu ri com satisfação. Há dor por todo o lado, sofrimento e discórdia. Mas, no fim, o julgamento. Os campos de batalha serão nivelados. Todas as acções serão julgas – com justiça.

Que grande dia para a justiça será esse, Senhor. Recorda-me, uma vez mais, para não me vingar daqueles que me maltratam. Abençoado sejas, meu justo e reto Juiz.

Sem comentários: