sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

GELEIA REAL – UMA DAS MAIS BELAS COISAS DA CRIAÇÃO

Porque povo santo de és ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há. Deut. 7:6

Uma das mais interessantes criações de Deus é a abelha. Percebi isso há alguns anos, quando comecei a cuidar e a manter várias colmeias. Estas pequenas maravilhas da Criação de Deus são altamente sociáveis e vivem em colónias, normalmente com uma única rainha, zero a a várias centenas de zangões (os machos), e muitos milhares de abelhas obreiras. A rainha põe todos os ovos numa colmeia e é tratada com muito cuidado por abelhas obreiras que se aglomeram à sua volta, a alimentam, limpam e prepram as células para os seus ovos. Elas mantêm-na ocupada pondo ovos (dois mil por dia durante o pico da época poedeira, na primavera). Tal como a abelha rainha, todas as obreiras também são fêmeas, mas, como os seus órgãos reprodutores não estão completamente desenvolvidos, são estéreis. A abelha rainha é a única fêmea com ovário completamente maduro.
Quando a abelha rainha começa a envelhecer ou se morre de repente, as obreiras escolhem algumas larvas da idade certa e começam a alimentá-las com uma dieta especialmente rica de uma substância chamada geleia real. É que, todas as larvas recebem uma pequena quantidade de geleia real, uma secreção da glândula hipofaringe localizada na cabeça da cada abelha obreira. Mas as larvas seleccionadas para se tornarem rainhas recebem um suprimento abundante de poção real. Na verdade, durante o seu desenvolvimento, acabam por nadar em pequenos reservatórios da secreção amarela, transparente. E embora tanto as larvas das obreiras como da rainha tenham genética idêntica, as grandes doses de geleia real nas rainhas em desenvolvimento bloqueiam, aparentemente, a enzima larval que normalmente paralisa alguns genes na larva da obreira. Com esse genes reais novamente ativos, as larvas da rainha desenvolvem todo o seu potencial reprodutivo. É a alimentação que faz a diferença.
Em biologia isto é um exemplo clássico de como dois indivíduos com composições genéticas idênticas podem ter um resultado muito diferente devido ao ambiente em que se desenvolvem.
Pensando bem, se está a ler isto ou a sua Bíblia e se for seu hábito passar tempo em oração todos os dias, então está imerso numa rica cultura que pode desenvolvê-lo até ao sacerdócio real, uma pessoa que pode anunciar o louvor a Deus.

Guia-me, ó grande Jeová. Eu sou fraco, mas Tu és forte. Segura-me com a Tua mão poderosa. Pão do Céu, alimenta-me até que me sinta satisfeito.

Dr. David A. Steen - O Deus das Maravilha

Sem comentários: