terça-feira, 28 de janeiro de 2014

GRAVIDADE VEZES 10

Macho de Calypte anna (Califórnia, EUA)
Tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada. Romanos 12:6
Chris Clark estuda o voo de beija-flores na Universidade de Califórnia, em Berkeley. Usando câmaras de filmar de alta velocidade, aves-chamariz e aves engaioladas, ele consegue captar o mergulho de corte que o beija-flor macho executa. A 500 exposições por segundo, Chris pode analisar exposição a exposição e ver o que a ave faz durante o seu espectaular voo acrobático.
É provável que saiba que as aves fêmeas são extremamente seletivas sobre com que macho irão acasalar. Dependendo da espécie, os machos terão de cantar um cântico complicado ou ter a cor ou o padrão certo de penas de cores garridas ou de fazer a dança da corte da maneira perfeita ou construir um ninho com as especificações exatas ou, no caso dos beija-flores Anna, os machos têm de fazer um espectáculo aéreo de morrer para serem escolhidos.
Talvez já tenha observado, como eu, um beija-flor macho a fazer o seu voo de cortejo. Normalmente, a fêmea fica empoleirada num ramo de onde pode observar. O macho subirá com um zumbido a grande altura e mergulhará em direção a ela, voltando a subir numa curva apertada em forma de J, passando a milímetros dela e maravilhando-a com o sol a refletir nas penas iridescentes da sua garganta e o som do vento a passar entre as penas das suas asas. Com muitas repetições, ele mostra-lhe quão bom companheiro será.
Chris ficou a saber que o macho Anna mergulha em direcção ao chão a 27 metros por segundo, ou seja, 400 vezes o comprimento do seu corpo por segundo. Em relação ao tamanho do seu corpo, isso é mais rápido do que um avião de caça com os seus jatos em pleno, ou até mesmo os space shuttle durante a sua reentrada na atmosférica. E quando a avezita sai do seu mergulho, experimenta quase 10g (10 vezes a força da gravidade). Sem um fato especial  anti-g que os pilotos de caças e os astronautas usam, um ser humano só consegue tolerar 3 a 5g,, se estiver em boas condições físicas e apenas por espaços de tempo muito curtos. Com os fatos g modernos e aviºoes especialmente construídos, os pilotos conseguem, agora, suportar 9g, mas só com treino e condicionamento especial para não perderem a consciência. É óbvio que o beija-flor Anna foi feito com um dom especial que puxa os limites para além daquilo que pensámos ser possível. Chris diz que as forças de aceleração sobre este pássaro são “maiores do que os de qualquer organismo anteriormente registado”.

Senhor, que dons me deste, hoje, que queres que eu use para Tua honra e glória? Traz, até mim, pessoas que estejam a sofrer para que as possa maravilhar com o Teu amor e compaixão.
Dr. David A. Steen – O Deus das Maravilhas.



Sem comentários: