domingo, 13 de outubro de 2013

Motores do corpo

Se os ossos são as vigas e colunas da máquina humana, os músculos são os “motores” que põem em movimento essa estrutura. Formados por feixes de fibras finas e alongadas, os músculos trabalham em sintonia fina com o sistema nervoso. Mas nem todos os músculos são iguais.

Andar, comer, digitar, correr, chutar – tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos, ou do que é chamado de musculatura esquelética. Mas há outros tipos de movimentos nos quais nem pensamos mas que estão ocorrendo neste exato momento em que você lê estas palavras (aliás, seus olhos também se movem graças a pequenos músculos muito precisos). A respiração, o pulsar do coração e os movimentos que promovem a digestão também são comandados por músculos especializados – e automáticos! Eles constituem a chamada musculatura lisa, e independem da nossa vontade para se movimentar. Ou você está ordenando
que seu coração bata ou que o estômago trabalhe?

Não é maravilhoso pensar em todo esse sistema finamente planejado, sem o qual não sobreviveríamos e nem iríamos a lugar algum?

Mais duas curiosidades sobre os músculos:

• A massa muscular começa a diminuir aos 25 anos. A partir dos 45 anos, a perda média é de 1% ao ano para quem não faz exercícios com regularidade. Por isso, nunca é demais lembrar: os músculos foram feitos para serem usados.

• Pela relação entre peso e força, o miométrio é o músculo mais forte do corpo. A cada contração durante o parto, a musculatura uterina faz um esforço suficiente para levantar 41 quilos.


Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira (www.scb.org.br) e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio (www.cpb.com.br).

Sem comentários: