VERSO PARA A REALÇAR:“O Filho do Homem até do sábado é
Senhor” (Mt 12:8, RC).
No fim do sexto dia, a criação tinha sido concluída (Gn 2:1,
2). O mundo havia sido transformado em um lugar habitável e tinha sido
preenchido com criaturas vivas. Adão e Eva foram criados à imagem de Deus e
receberam um bonito e bem suprido jardim para habitar. Eles formaram o primeiro
casamento e estabeleceram o primeiro lar. Deus estava satisfeito com o que
tinha criado. Outra coisa, no entanto, foi acrescentada a esse paraíso: o
sábado (Gn 2:1-3).
Génesis 2 refuta a noção comum de que o sétimo dia é o
“sábado judaico”. Por quê? Porque Deus abençoou “o dia sétimo e o santificou”
no Éden, antes da queda e certamente antes que qualquer judeu existisse.
Além disso, o sábado é um memorial da criação de toda a
humanidade (não apenas dos judeus) e, portanto, toda a humanidade deve
desfrutar as bênçãos desse dia.
Nesta semana,
estudaremos o ensinamento bíblico sobre esse outro presente dado no Éden.
A criação e o sábado
Em Êxodo 20:8-11, o quarto mandamento se refere diretamente
à semana da criação. Isso é importante porque aponta para o Éden e para um
mundo sem pecado, perfeito, que havia acabado de sair das mãos do Criador. “O
sábado não é apresentado como uma nova instituição, mas como havendo sido
estabelecido na criação. Deve ser lembrado e observado como o memorial da obra
do Criador” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 307).
1. Leia Génesis 2:1-3. Como o sábado está relacionado com a
criação? Como esses versos ajudam a reforçar a ideia de que Deus, de fato,
criou nosso mundo em seis dias, ao contrário das longas eras sugeridas pela
evolução teísta?
Nesses três versos, é importante notar que se faz referência
ao sétimo dia cinco vezes: em três delas ele é chamado especificamente o
“sétimo dia”. Em duas vezes o dia é mencionado com os pronomes “ele” ou “esse”.
Nesses versos, não resta nenhuma ambiguidade sobre o dia nem sobre o assunto
específico mencionado, isto é, os seis dias da criação precederam o sétimo dia.
2. Leia Hebreus 4:3, 4. A qual evento o autor de Hebreus
aponta em sua explanação sobre o descanso? Por que isso é importante?
Essa é uma clara referência do Novo Testamento ao relato da
criação em Gênesis, e provê evidência adicional para a verdade histórica da
criação em seis dias, seguida por um dia de descanso.
Hoje, muitos resistem
à ideia de que a criação tenha ocorrido em seis dias. Exigem provas científicas
de que o relato é verdadeiro. Mas a própria ciência tem muitas coisas indefinidas,
incertezas e pressupostos. Além disso, haveria alguma forma de provar uma
criação em seis dias literais?
Deus “não removeu a
possibilidade da dúvida. A fé deve repousar sobre a evidência e não sobre a
demonstração. Os que desejam duvidar terão oportunidade para isso. Aqueles,
porém, que desejarem conhecer a verdade, encontrarão terreno amplo para a fé”
(Ellen G. White, Educação, p. 169).
Quais são as suas razões para a fé? Por que elas superam
todas as razões para a dúvida?
O rico significado do
descanso sabático
3. Leia Deuteronômio 5:12-15. Em que aspecto a ênfase do
mandamento do sábado aqui difere da ênfase de Êxodo 20:8-11?
Naquela ocasião, Moisés lembrou aos israelitas que eles
deveriam guardar o sábado porque Deus os tinha livrado do Egito. O texto não
diz nada sobre os seis dias da criação nem sobre o sábado sendo o descanso de
Deus. Em vez disso, a ênfase está na salvação, libertação e na redenção; nesse
caso, redenção do cativeiro egípcio, que é símbolo da verdadeira redenção que
temos em Jesus (1Co 10:1-3).
Em outras palavras,
não há conflito entre os textos, nenhuma justificativa para tentar usar uma
passagem para negar a verdade da outra. Moisés estava mostrando que as pessoas
pertencem ao Senhor, em primeiro lugar pela criação, e, em seguida, pela
redenção.
4. Leia Ezequiel 20:12 e Êxodo 31:13. Que outra razão temos
para observar o sábado?
As passagens que mencionam a santificação nos lembram de que
só Deus pode nos tornar santos. Somente o Criador pode criar um novo coração
dentro de nós.
Considere três razões para a observância do sábado e como
elas estão relacionadas. Primeira: guardamos o sábado em reconhecimento do fato
de que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Segunda:
observamos o sábado porque Deus é Aquele que nos redimiu e nos salvou em
Cristo. Terceira: guardamos o sábado porque Ele é o único que nos santifica, o
que ocorre apenas pelo poder criador de Deus (Sl 51:10; 2Co 5:17).
Portanto, as teorias que negam a criação em seis dias tendem
a diminuir a graça de Deus e aumentar o valor de nossos próprios esforços a fim
de nos tornarmos bons o suficiente para obter a salvação. A história da criação
nos lembra da nossa total dependência da graça e do sacrifício de Cristo em
nosso lugar.
Como o sábado nos ajuda a entender melhor nossa absoluta
necessidade da graça de Deus para tudo na vida? Como esse conhecimento deve
influenciar nossa maneira de viver?
Jesus e o sábado
5. Leia Marcos 2:27, 28. Que verdade fundamental sobre o
sábado Jesus revelou? Como podemos aplicar esse princípio à nossa experiência
com o sábado?
Jesus e Seus discípulos tinham acabado de passar por um
campo de cereais. Os discípulos, com fome, tinham apanhado algumas espigas para
comer. O ato de colher o cereal enquanto a pessoa estivesse passando por um
campo não era problema, visto que as regras da sociedade permitiam isso. A
alimentação é uma necessidade, e era perfeitamente aceitável que os discípulos
saciassem a fome comendo o que encontrassem enquanto caminhavam. O problema era
que os líderes religiosos consideravam mais importantes do que as necessidades
humanas as regras inventadas por eles mesmos para a observância do sábado. Esse
era um ponto permanente de controvérsia entre Cristo e os fariseus. A resposta
de Jesus indica que as prioridades deles estavam erradas. O sábado deve ser um
dia de bênção para o ser humano e não ser usado como desculpa para prolongar o
sofrimento.
6. Que outra atividade Jesus fez no sábado, apesar da
controvérsia que isso gerou? Mt 12:9-13; Lc 13:10-17; Jo 5:1-17
A questão da validade do sábado não surgiu em nenhuma das
controvérsias registradas nos evangelhos sobre esse dia. Ao contrário, o
assunto era como o sétimo dia devia ser guardado e não se devia ser abolido ou
substituído.
O exemplo de Jesus
mostra não apenas que o sábado continua sendo algo que deve ser observado, mas
também mostra como deve ser observado. E uma coisa que podemos ver claramente a
partir de Seu exemplo é que o trabalho feito no sábado para ajudar a abrandar o
sofrimento humano não é transgressão do sábado. Ao contrário, o exemplo de
Jesus mostra que fazer o bem ao semelhante é exatamente a maneira de guardar o
sábado.
De que maneira sua observância do sábado poderia refletir
melhor os princípios observados no exemplo de Jesus?
O sábado e os últimos
dias
7. Leia 2 Pedro 3:3-7. Compare a descrição dos
escarnecedores dos últimos dias com nossa sociedade contemporânea. O que os
escarnecedores negam e por quê?
Os escarnecedores afirmam que a natureza tem continuado a
existir sem interrupção, uma alegação conhecida entre os cientistas como
“uniformismo”. Isso é equivalente a negar que os milagres acontecem. Essa
afirmação é usada para negar que o Senhor virá como prometeu.
Observe, porém, como
Pedro ligou a negação da segunda vinda de Cristo com a negação dos relatos da
criação e do Dilúvio. A rejeição de um leva à rejeição dos outros!
8. Leia Apocalipse 14:6, 7. Em meio às dúvidas e objeções
dos escarnecedores, que mensagem será proclamada com poder celestial?
Os escarnecedores estão errados. Vivemos sob o juízo
pré-advento e somos chamados a adorar “Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar”
e tudo o mais. Essa é a linguagem da criação. O texto faz alusão a Êxodo 20:11
e aponta a importância da criação e do sábado no fim dos tempos. Visto que o
sábado simboliza a história bíblica da criação e redenção, a rejeição da
história da criação leva à rejeição do sábado e ao estabelecimento de um
substituto de origem humana. O resultado, indicado em Apocalipse 14:8-10, é a
fornicação espiritual e separação de Deus.
Deus está chamando
pessoas para adorá-Lo como Criador e em nenhum lugar da Bíblia encontramos algo
como o sábado, que aponte tão plenamente para Ele como Criador. Não é de
admirar que vejamos o sábado, o sinal original de Deus como Criador, como sendo
fundamental nos últimos dias.
Como a rejeição de uma criação em seis dias literais
enfraquece a importância do sábado? Nesse caso, por que deveríamos ser fiéis
quando surgir a perseguição?
Um salmo para o
sábado
9. Leia o Salmo 92. Com base nesse texto, como deve ser a
experiência da guarda do sábado? Por que, ao pensarmos no Senhor, devemos
expressar o tipo de alegria revelada nesse salmo?
Obviamente, o salmista conhecia o Senhor, sabia como era
Ele, o que tinha feito e sabia o que o Senhor faria no futuro. Por essas razões
ele expressa a sua alegria.
Considere, também, os
temas profundos expressos nesse “salmo para o dia de sábado”.
Em primeiro lugar, há louvor e gratidão a Deus por Sua
bondade e fidelidade. Além disso, qualquer “salmo para o sábado” incluiria,
obviamente, o reconhecimento de Deus como Criador, o que também vemos aqui.
Perceba igualmente
aqui o tema do juízo. Na Bíblia, o juízo de Deus não é apenas contra os ímpios,
mas também em favor dos justos (Dn 7:20-28). Esses dois aspectos do juízo
também são revelados nesse salmo. Mesmo que não vejamos essas promessas
cumpridas agora, temos a promessa de que esse juízo ocorrerá no fim dos tempos,
quando Deus fará novas todas as coisas (Ap 21:5).
Se não encontrarmos nada mais nesse salmo, devemos entender
que o sábado é um tempo para se deleitar no Senhor, alegrar-se n´Ele, em tudo
que Ele fez e ainda promete fazer por nós. O tom do salmo é de alegria, louvor
e felicidade, não por causa de algo que o salmista tivesse feito, mas apenas
por causa de tudo que o Senhor havia feito e prometia fazer.
Recebemos um presente
muito especial: a sétima parte da nossa vida, separada a cada semana para
descansarmos e nos alegrarmos nas obras do Senhor por nós, livres da correria e
do estresse da existência terrena.
Como você pode aprender a se alegrar no sábado? Se você não
está tendo essa experiência, qual é a razão?
Estudo adicional
Deus criou o homem à Sua própria imagem. Não há aqui
mistério. Não há lugar para a suposição de que o homem evoluiu, por meio de
morosos graus de desenvolvimento, das formas inferiores da vida animal ou vegetal.
Tal ensino rebaixa a grande obra do Criador ao nível das concepções estreitas e
terrenas do homem. Os seres humanos são tão persistentes em excluir a Deus da
soberania do Universo, que degradam ao homem e o despojam da dignidade de sua
origem. […] A genealogia da humanidade, conforme é dada pela inspiração,
remonta sua origem não a uma linhagem de micróbios, moluscos e quadrúpedes que
se desenvolveram, mas ao grande Criador” (Ellen G. White, Patriarcas e
Profetas, p. 45).
Perguntas para
reflexão
1. Por que a conexão entre o sábado e a criação é tão
significativa nesses últimos dias? Como essa verdade é expressa em Apocalipse
14:6, 7? A convicção a respeito da criação divina pode nos ajudar a observar o
sábado com mais firmeza?
2. Quase na mesma época que Charles Darwin começou a
promover sua teoria da evolução, Deus levantou uma igreja que manteve o sábado
como crença distintiva. Mais ainda, Ele levantou essa igreja para proclamar as
três mensagens angélicas de Apocalipse 14, que nos convidam especificamente a
adorar Aquele que criou os céus e a Terra. O que, então, poderia ser mais
trágico, ou mais profundo afastamento da fé, do que os professos membros da
igreja argumentarem em favor da evolução?
3. Nos últimos anos,
a ciência revelou uma complexidade na vida que confunde a mente. Sabemos agora
que, mesmo a mais “simples” célula é mais complicada e mais intrincada do que
Darwin provavelmente jamais imaginou.
Considere isto:
muitos cientistas acreditam que a vida surgiu por acaso. No entanto, quanto
mais complexidade a ciência encontra na vida, menos provável se torna que o
acaso possa ter feito isso. Ou seja, quanto mais a ciência revela sobre a
complexidade da vida, menos provável se torna a grande teoria da ciência sobre
a origem da vida, a evolução ateísta. Comente esse assunto com a classe.
Respostas sugestivas:
Respostas sugestivas:
1. No sábado a criação foi concluída. A obra de Deus nesse
dia foi descansar, abençoar e santificar o tempo semanal de comunhão entre
seres humanos e Deus, para que a humanidade se lembrasse do Criador.
2. O descanso de Deus no sétimo dia, após a conclusão das
obras da criação do mundo. 3. Deuteronómio destaca a libertação da escravidão
egípcia como razão para a observância do sábado. Êxodo enfatiza a criação.
4. O sábado é um sinal entre Deus e o povo que Ele
santifica.
5. O sábado foi feito para o homem. É uma bênção concedida
pelo Senhor.
6. Jesus curou o homem da mão ressequida, curou a mulher
encurvada e o paralítico junto ao tanque de Betesda.
7. Andam segundo as próprias paixões. Por isso, rejeitam a
promessa da segunda vinda de Jesus e duvidam da criação divina. Não aceitam a
verdade porque não querem compromisso com Deus.
8. O evangelho eterno, que nos convida a temer a Deus e Lhe
dar glória, pois é chegada a hora do Seu juízo, e a adorar o Criador.
9. Uma experiência de alegria e gratidão pelas obras de Deus
e de confiança na proteção do Senhor. Devemos ser alegres por causa da bondade
e justiça de Deus.
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