segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A doutrina da criação

 
1)     Introdução

Em nosso estudo sobre a criação, reforçaremos o estudo do ponto de vista cristão, pois teorias como o evolucionismo, tem sido disseminadas nos meios acadêmicos, com o objetivo de contestar a existência de um Deus criador e sustentador do universo.
Podemos definir a doutrina da criação da seguinte forma: Deus criou o universo inteiro do nada; ele era originalmente bom; e Ele o criou para glorificar a Si próprio.

2)     A Bíblia requer que creiamos que Deus Criou o universo do nada.

Gn. 1:1 diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”. A frase “os céus e a terra” inclui a totalidade do universo. O verbo criar, neste verso do hebraico é arb (bara), que significa criar do nada, ou criar sem material preexistente, o que significa que não havia qualquer matéria preexistente. Assim a criação foi um ato de milagre. Do nada, Deus traz a existência os céus e a terra.
O salmo 33 também nos diz: “Mediante a palavra do SENHOR foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca [...] Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu” (Sl 33.6,9). No NT encontramos uma afirmação de caráter universal no começo do evangelho de João: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito” (Jo 1.3). A expressão “todas as coisas” é mais bem entendida como referindo-se à totalidade do universo (cf At 17.24; Hb 11.3).
Paulo é totalmente explícito em Colossenses 1 quando diz: “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele”(C11.16).
Hebreus 11.3 diz: “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível”.  
Observamos em todos estes textos que  Deus criou a totalidade do universo do nada, pois nenhuma matéria no universo é eterna. Tudo o que vemos — as montanhas, os oceanos, as estrelas, a própria terra — veio à existência quando Deus os criou. Isso nos lembra que Deus governa todo o universo e que nada na criação deve ser adorado a não ser Deus, pois só Ele é eterno.

3)     A Bíblia ensina que o homem foi criado diretamente por Deus. Isso nos mostra que o homem não evoluiu como ensina a teoria evolucionista.

A Bíblia também ensina que Deus criou Adão e Eva de modo especial e pessoal. Vejamos o que diz o texto: “Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2.7).
Após isso, Deus criou Eva do corpo de Adão: “Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele” (Gn 2.21,22). Ao que parece Deus deixou Adão saber o que tinha acontecido, pois Adão diz:”… Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada” (Gn 2.23).
Quando a Escritura diz que o Senhor “formou o homem do pó da terra” (Gn 2.7), isso não parece significar que Deus tenha utilizado um processo que levou milhões de anos e tenha empregado o acaso no desenvolvimento de milhares de organismos crescentemente complexos.
A narrativa em Gênesis claramente retrata Eva como não possuindo mãe; ela foi criada diretamente da costela de Adão enquanto este dormia (Gn 2.21). Mas em uma base puramente evolutiva, isso não seria possível, pois mesmo o primeiro “ser humano” fêmea teria descendido de alguma criatura parecida com o ser humano, mas que ainda era animal. O NT reafirma a história da criação especial de Eva vinda de Adão, quando Paulo diz: “Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causado homem” (ICo 11.8,9).

5) Em que é mais coerente crer: Na proposta da Bíblia que ensina a existência de um Deus criador ou na proposta da evolução, de que tudo veio a existir por acaso?

A Teoria do bolo de chocolate

Suponhamos que você entre em casa e encontre um delicioso bolo de chocolate sobre a mesa. Ao ver esse bolo, a  pergunta é:
Como surgiu o bolo de chocolate?
 Duas teorias podem ser propostas:

Teoria 1 – hipótese criacionista.
Alguém que sabe fazer bolo de chocolate foi na dispensa, pegou ovos, farinha, manteiga, açúcar, leite, fermento e chocolate, pôs em uma forma, os misturou na medida certa, levou ao forno na temperatura de 250 graus celsius, após o tempo necessário retirou o bolo do forno e o pôs propositalmente sobre a mesa.

Teoria 2 – hipótese naturalista (ou do surgimento espontâneo)
O caminhão do Supermercado estava fazendo entregas, quando foi fechado por uma criança de bicicleta. Tentando desviar da criança, o motorista girou o volante e deu uma freada brusca, o que o fez perder o controle do caminhão, que começou a capotar.  
À medida que o caminhão capotava, na carroceria as caixas de ovos se abriram, bem como os sacos de farinha, as caixas de leite, as latas de Nescau, os tabletes de manteiga, os fardos de açúcar, as latinhas de fermento em pó e o chocolate granulado. Enquanto o caminhão capotava, esses elementos iam se misturando de forma homogênea.
Dentro da carroceria do caminhão, havia também um cantil, que fora esquecido ali por um dos carregadores. Com o movimento do caminhão, o cantil partiu ao meio, e todos os elementos acima mencionados, mesclados na proporção certa, caíram dentro desse cantil.
Com o acidente, o caminhão explodiu e ao termino de 40 minutos os bombeiros chegaram, conseguiram conter o fogo e abriram a carroceria, e para surpresa deles, estava lá, por obra do acaso, um lindo bolo de chocolate!
Talvez você esteja lendo agora e pensando: Essa segunda teoria é tola demais para eu crer!  É claro que um bolo não pode surgir dessa forma.
 Então eu lhe pergunto: Em qual das teorias acima é mais fácil crer? Na teoria de que o bolo foi feito por alguém ou que este bolo surgiu por acaso?
Acontece que um bolo de chocolate possui em média 12 elementos. Já uma célula possui mais de dois milhões, e nós aprendemos na teoria da evolução que a célula surgiu espontaneamente. Em que é mais fácil acreditar: Na teoria de que alguém criou uma célula que tem mais de 2.000.000 milhões de elementos ou na teoria de que uma célula surgiu por ao acaso e de forma espontânea?

6)     Mas, para que Deus criou o universo e os homens?

Está claro que Deus criou seu povo para a sua glória, porque Ele fala de seus filhos e filhas como aqueles “…a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz” (Is 43.7).
Mas não são somente os seres humanos que Deus criou com esse propósito. Toda a criação foi feita para mostrar a glória de Deus. Mesmo a criação inanimada, as estrelas, o sol, a luz e o céu testificam da grandeza de Deus: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Sl 19.1,2).
O cântico da adoração celestial em Apocalipse 4 conecta a criação de todas as coisas por Deus com o fato de que ele é digno de receber a glória que elas lhe conferem: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas” (Ap 4.11).
O que a criação mostra a respeito de Deus? Primeiramente ela mostra seu grande poder e sabedoria, muito acima de qualquer coisa que poderia ser imaginada por qualquer criatura. Portanto, O simples olhar para o sol ou para as estrelas nos convence do infinito poder de Deus. E mesmo a breve inspeção de qualquer folha de árvore, ou da maravilha da mão humana, ou de qualquer célula viva nos convence da grande sabedoria de Deus. Quando meditamos nestas coisas, damos glória a Deus.
por JOSIAS MOURA

Sem comentários: