quarta-feira, 21 de março de 2012

É A EVOLUÇÃO COMPATÍVEL COM A BÍBLIA?

Se a Teoria da Evolução for verdadeira, Moisés estava certamente errado quando escreveu o relato da criação de Génesis. Outros livros da Bíblia também interpretam Génesis de forma literal, eles são igualmente implicados em erro por interpretar falsamente o livro de Génesis. O próprio Jesus também estava equivocado quando aceitou a criação divina (Marcos 13.19).
Assim sendo, numa tentativa de harmonizar a teoria da evolução com os ensinamentos bíblicos foram propostas outras teorias – descritas abaixo – estas teorias de harmonização geralmente impõem uma interpretação figurada ou não-literal sobre Génesis 1-2. Vejamos:
Uma das teorias é a chamada “Evolução Teísta”. Essa é a ideia de que Deus supostamente usou o processo gradual da evolução para criar toda espécie de vida, inclusive o homem.
Outra é a teoria da “Duração dos Dias”, onde os dias de Génesis 1 se tornam vastas eras geológicas, geralmente para inserir a evolução.

Uma terceira é a teoria do “Intervalo” que supõe um grande intervalo cronológico entre o versículo 2 e 3 de Génesis 1, onde bilhões de anos de progresso evolucionista são inseridos.
Assim sendo, todas estas ideias aceitam o fato da evolução, permitindo bilhões de anos para que ela ocorra.

Uma quarta teoria é a chamada de “criação progressiva” é aceita longo períodos de evolução entremeados por surtos criativos de atividade divina para manter o processo.
A verdadeira evolução.
É sempre um erro interpretar a Escritura à luz de teorias dúbias, sejam elas científicas ou não. Adequadamente interpretada, a Escritura jamais entrará em conflito com qualquer fato da ciência simplesmente porque Deus é o seu autor. Afinal de contas, Deus não só inspirou a
Bíblia, Ele fez a criação.

No entanto, a evolução continua sendo apresentada como um fato estabelecido pela comunidade científica, principalmente por causa do ponto de vista materialista, naturalista que impregna o mundo científico.
Existem milhares de casos de descriminação contra os criacionistas – professores de ciência altamente qualificados que não conseguem estabilidade por se recusarem a declarar sua fé na evolução; teses de estudantes de ciência para o doutorado serem rejeitadas simplesmente por apoiarem a criação; estudantes serem expulsos da classe por desafiarem a ideia de que a evolução é um fato. Recentemente “O biólogo Michael Reiss, diretor de Educação da Royal Society, foi demitido da academia por defender que o Criacionismo seja ensinado nas escolas britânicas ao lado do Evolucionismo” – Mensageiro da Paz – Novembro/2008.

Em nossas faculdades e universidades hoje, a fé cristã pode ser ridicularizada o tempo todo, mas a teoria da evolução é de algum modo sacrossanta.
Todavia, se a evolução for verdade, a Bíblia, literalmente interpretada, não pode ser verdadeira e, portanto, não pode ser considerada confiável e, muito menos, ser a Palavra de Deus. De modo inverso, se a Bíblia é a Palavra de Deus, a evolução é que não pode ser verdadeira.

2 comentários:

O Sousa da Ponte - João Melo de Sousa disse...

Todavia, se a evolução for verdade, a Bíblia, literalmente interpretada, não pode ser verdadeira.


Nota :

Não é só a evolução que contraria a leitura do Gênesis comoum relato de fatos:

A História, a Geologia, a astro-física, a química, a sociologia, etc e etc são contrárias a uma criação há seis mil anos.

Uma conclusão pode ser que a Bíblia não é fiável e que são estórias de povos da idade do bronze.

Outra conclusão é que se tantas ciências, por métodos diferentes, dão datas em épocas completamente incompatíveis não será a interpretação do Gênesis que está errada?

William Lane Craig e a Igreja Católica não tem problemas com um universo com milhões de anos. E acreditam na Bíblia.

E o criador da teoria do big-bang (há milhões de anos) foi um padre católico.

Porque é que a sua interpretação é melhor que a do Craig ou da Igreja católica?

power rangers2000 disse...

Temos que entender que a biblia foi escrita no calendario hebreu, e que usa lingyagem diversificada, por tanto ela poder estar certa, e lendo a biblia ela nao afirma que tudo foi criado a seis mil anos, ela apenas usa um calendario oriental. Explicar so consigo falando!!!