quinta-feira, 29 de julho de 2010

A LINGUAGEM DE DEUS

A ideia da geração espontânea é muito antiga. Existe desde os tempos de Aristóteles. De acordo, com ela a vida poderia surgir espontaneamente da matéria bruta, de forma imprevisível.
Algumas observações comuns pareciam reforçar essas ideias. Por exemplo, sobre o lixo em decomposição aparecem larvas de insectos. Isso sugeria que as larvas tivessem “surgido” do lixo, já que não se conheciam detalhes a respeito da reprodução dos insectos. Girinos surgiam na água de uma poça, de um dia para o outro; isso parecia ser a prova de que eles tivessem se originado da lama da poça.
Para os seguidores dessas ideias, havia certas condições para que a geração espontânea acontecesse. Por exemplo, nem toda a matéria bruta podia gerar vida. Era preciso que houvesse nela um “princípio activo”, também chamado de “força vital”. O princípio activo não seria uma substância, mas sim uma “capacidade”, a de gerar vida.
O Miguel Mateus, Mestre em Investigação Operacional, tem dedicado anos a investigar estes temas sobre Criação ou Evolução, recomendo vivamente o tema que ele nos oferece.

Sem comentários: